Conspira contra sua própria grandeza o povo que não cultiva seus feitos heroicos

Comunicação Social e Conteúdo - Prof. Israel Blajberg

Desenvolvimento e Administração - Daniel Mata Roque

COMITIVA EM MOSCOU

ANVFEB – SOAMAR-RIO - AECB

16-22 de NOVEMBRO de 2017

 

A convite do Consulado da Federação da Rússia no Rio de Janeiro e do Comitê Russo de Veteranos de Guerra, uma comitiva formada por integrantes da ANVFEB, da SOAMAR-RIO e da AECB esteve em Moscou de 16 a 22 de novembro de 2017, composta por:

 

Israel Blajberg

Vice-Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB e Diretor Social da Sociedade dos Amigos da Marinha, SOAMAR-RIO

 

Melchisedech Afonso de Carvalho

Secretário-Geral da Associação dos Ex- Combatentes do Brasil e Presidente do Conselho Deliberativo da

Sociedade dos Amigos da Marinha, SOAMAR-RIO

 

Carmen Glória de Moraes Medros de Carvalho

Diretora da Sociedade dos Amigos da Marinha, SOAMAR-RIO

Daniel Mata Roque

Membro do Conselho Deliberativo da Casa da FEB e Diretor da Sociedade dos Amigos da Marinha, SOAMAR-RIO

 

Diversas atividades foram realizadas, das quais destacam-se:

1) A comitiva compareceu ao Túmulo do Soldado Desconhecido, ao lado dos muros do Kremlin na Praça Vermelha, onde, juntamente com alunos de uma escola primária, durante a Troca da Guarda, prestou singela homenagem pela aposição de uma palma de flores em memória dos combatentes que tombaram na 2ª GM.

2) Congresso Internacional de Combatentes Internacionalistas, considerados aqueles veteranos das repúblicas componentes da Comunidade de Estados Independentes - CEI, países da antiga URSS, sendo a Comitiva recebida pelo General Viktor Fyodorovich Ermakov, presidente do Conselho dos Veteranos.

 

Durante a mesa redonda o Professor Israel Blajberg fez uma breve palestra em português, com tradução simultânea, para cerca de 50 presidentes e diretores de todas as ONGs de veteranos presentes.O discurso de abertura foi feito pelo Senador Igor Nikolaevich Morozov, expert em Relações Internacionais e autor de diversos trabalhos científicos.

 

À noite ocorreu no Teatro Izmaylovo o Festival Internacional Musical, onde diversos grupos militares artísticos se apresentaram com suas canções típicas sobre temática militar, ligada às diversas guerras em que cada grupo participou. Mais de 600 pessoas assistiram ao evento.

Após o concerto seguiu-se Jantar Solene no Hotel, restaurante Moscovsky, onde houve a cerimônia de entrega da Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes e Medalha Jubileu de Ouro da Vitória, às seguintes personalidades:

Senhor Vladimir Ivanovich Dolgikh

Veterano da Grande Guerra Patriótica

General Viktor Fyodorovich Ermakov

Presidente do Conselho da Organização Pública de  Veteranos das Forças Armadas da Federação da Rússia

Senhor Alexander Mikhailovich Kovalyov

Presidente da União Internacional de Organizações Públicas “Comitê de Veteranos de Guerras”

Senhor Ivan Andreevich Sluhay

Veterano da Grande Guerra Patriótica

Marechal Dmitry Timofeevich Yazov

Veterano da Grande Guerra Patriótica

Foram também entregues lembranças e kits da ANVFEB, da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil e da SOAMAR-RIO, sendo que os veteranos russos entregaram à ANVFEB 10 (dez) peças para o Museu da FEB, no Rio de Janeiro.

3) Conselho de Veteranos do Ministério dos Negócios Estrangeiros - A Comitiva compareceu ao MID (o Itamaraty russo), sendo recebida no Comitê de Veteranos do Ministério pelo chefe Embaixador Valery Morozov e pelo vice-diretor do Departamento da América Latina, Sergey Melik-Bagdasarov, presentes ainda o Embaixador Wladimir Kulikov, o vice Alexander Simeonov e Alexander Shernov, diretor do jornal Smolensk, sendo tradutora a Sra. Alena Peplova.

Foi feita a entrega de materiais e documentação sobre o Brasil na 2ª Guerra Mundial e de lembranças da Casa da FEB. O Embaixador Morozov agraciou os membros da comitiva com uma medalha e certificado alusivo. Uma equipe de TV realizou entrevista com a comitiva sobre a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial.

4) MGIMO - Universidade Estatal de Relações Internacionais, onde foi realizada uma palestra em português para cerca de 80 alunos e professores das faculdades de Relações Internacionais, Economia Internacional, Direito Internacional, Jornalismo Internacional e Gestão Internacional. Estavam presentes os professores Nicolay Ivanov, Chefe da Cátedra de Português; Maria Khvan, Vice-Chefe; Liudmilla Okuneva, autora de extenso paper em russo sobre a FEB, publicado na Revista da Academia Soviética de Ciências; Irina Tolmacheva; Elena Gavrilova; Marina Konovalora; e Aleksandra Padezhnova.

Inicialmente o Prof. Israel Blajberg fez uma apresentação sobre o Brasil na 2ª GM, seguindo-se as palavras do Ex-Combatente Tenente da Marinha do Brasil Melchisedech Afonso de Carvalho, sobre sua vivência embarcado em navios da Marinha durante a guerra no litoral brasileiro, fazendo a escolta e proteção de comboios. Foram entregues ao Departamento de Língua Portuguesa diversos materiais sobre a FEB.

 

5) Jantar na Residência do Embaixador do Brasil em Moscou, Dr. Antônio Salgado, onde a Comitiva teve a oportunidade de encontrar-se com Sua Excelência e com a Senhora Embaixatriz Maria Theresa Salgado, bem como com membros do Corpo Diplomático e senhoras.

Antes do jantar, realizou-se no Salão Nobre uma breve cerimônia onde Sua Excelência o Embaixador foi agraciado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, concedida pela ANVFEB, e com a Medalha Jubileu de Ouro da Vitoria, concedida pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, seguindo-se a entrega da Medalha Mérito FEBiano aos seguintes diplomatas:

 

Senhor Ministro-Conselheiro Fábio Vaz Pitaluga

Senhor Primeiro-Secretário Carlos José Serapião Júnior

Senhor Coronel Aviador Décio Augusto Maruci

No mesmo ato, foram entregues lembranças e documentação alusiva sobre a FEB aos:

Senhor Coronel FAB Paulo Cesar Leite Victor

Senhor Tenente-Coronel EB Gustavo Luiz de Lima Correia

6) Museu da Vitoria da Colina Poklonnaya em Moscou, construído no ponto mais próximo que os nazistas conseguiram alcançar - a 19 km da Praça Vermelha. Também conhecido como Museu Central da Grande Guerra Patriótica 1941-1945, é uma instituição do Ministério da Cultura da Federação Russa. A Diretora de Desenvolvimento, Sra. Kristina Trubinova, acompanhada do Sr. Yuriy Zverev e da Sra. Ksenia Bagrintceva, do Departamento de Relações Internacionais, acolheu a intenção de intercâmbio de acervos com o Museu da Casa da FEB, recebendo na ocasião o mapa do Roteiro da FEB na Itália, o livro O Cruzeiro do Sul e diversos materiais informativos. A intérprete foi a Srta. Elsa Melkunova, da Aditância Militar Brasileira em Moscou.

A missão atingiu os objetivos desejados de divulgação e intercâmbio, sendo mister registrar os apoios concedidos em Moscou pela Embaixada Brasileira; pela Aditância Militar, na pessoa da Adido de Defesa, Militar, Naval e Aeronáutico, Coronel Aviador Décio Augusto Maruci e sua equipe; pela Organizações de Veteranos, na pessoa do Coronel Aviador (Reserva) Vladimir Bednov, e sua equipe; e no Brasil pelo Vice-Almirante Claudio Portugal de Viveiros, Comandante do 1º Distrito Naval; pelo Cônsul Geral da Federação da Rússia no Rio de Janeiro, Sr. Wladimir Tokmakov, e sua equipe; pelo Presidente da ANVFEB, Dr. Breno Amorim e equipe da Casa da FEB; e pelo Presidente da SOAMAR-RIO, Dr. José Antônio de Souza Batista, apoios estes que muito contribuíram para o sucesso da missão.

Prof. Israel Blajberg

Assessoria de Comunicação Social - Casa da FEB

assista acima ao mini documentário (10 minutos) sobre a visita da Comitiva Brasileira à Rússia