top of page
Buscar
  • Foto do escritorcasadafeb

XXXIII Encontro Nacional dos Veteranos da FEB - Montes Claros–MG, julho de 2023

Cerca de 200 participantes de diversos estados, do N ao S do Brasil, herdeiros e entusiastas da causa FEBiana foram acolhidos com a proverbial generosidade mineira, a equipe liderada pelo Prof. Julio Cesar Guedes Antunes não medindo esforços para concretizar este que foi um dos mais bem sucedidos ENVFEBs dos últimos anos, através do canal Sala de Guerra, que centralizou a organização e divulgação do evento, com seus mais de 600 mil inscritos, obtendo assim expressiva e inédita divulgação junto a estudiosos e interessados pela temática da FEB. O evento comemorou 80 anos de criação da Força Expedicionária Brasileira e 1o Grupo de Aviação de Caça - “Senta- a-Pua”, e o Centenário do Cabo Geraldo Martins Santana (1923, Montes Claros -1944, Italia) que tombou em combate em 1944.

Para tanto, o evento contou com o decidido apoio do Gen Div Paulo Alipio Branco VALENÇA, DD Comandante da 4a Regiao Militar – “Região das Minas do Ouro”, e do Ten Cel Inf Henrique de Queiroz HENRIQUES, DD Comandante do 55o Batalhão de Infantaria - Batalhão Dionísio Cerqueira, o Treme-Terra do Sertão, cujos efetivos se desdobraram para garantir a logística perfeita e sucesso dos eventos, seja nos transportes, nos almoços e cafés, segurança, controle do transito, enfim, as múltiplas e inúmeras missões exigidas por um evento desse porte, e que ficará marcado na historia das associações FEBianas. Foram momentos de integração, confraternização, e sobretudo de valorização da história da Força Expedicionária Brasileira e seus bravos Pracinhas, representados por apenas 3 daqueles bravos, que puderam estar presentes no Encontro, com idades de 98 a 101 anos.

São eles, juntamente com cerca de 200 outros, os ultimos remanescentes daqueles 25 mil homens, cidadãos soldados, e 73 Enfermeiras, da FEB, e mais 500 homens do 1o. Grupo de Aviação de Caça e 6 Enfermeiras que o Brasil enviou à Europa para incorporar-se aos exércitos aliados, somando-se aos bravos marinheiros da Marinha do Brasil e Marinha Mercante, e as Forças do Litoral e Forças Auxiliares Nacionais.

Como afirmou o Prof Julio Cesar, em entrevista para Claudio Silva da VideoMix Produtora, foi um ambiente propicio para divulgação da memoria da FEB, com o Seminario que proporcionou momentos de produção de conhecimento, através de 16 palestrantes de diversos estados sendo um dos EUA, trazendo importantes conteúdos de Historia Militar e Historia do Brasil. No seminário, realizado no magnifico auditório da OAB, foram apresentados relevantes temas alusivos a FEB e a participação do Brasil na II GM.

O evento contou com uma Solenidade Militar no tradicional e histórico 55o. BI, o Treme-Terra do Sertão, Batalhão Dionísio Cerqueira, com formatura para entrega de medalhas, e o desfile da tropa seguindo-se as viaturas históricas. A Medalha do Mérito Cabo Santana, instituída pela Associação de Preservação Historica Sala de Guerra, fundada pelo

Prof Julio Cesar Guedes Antunes, foi outorgada a diversas personalidades, homenageando o herói de Montes Claros que tombou em combate, um dos 14 expedicionarios que seguiram da cidade para integrar a FEB na Italia.

Foi realizada uma visita ao belíssimo monumento ao expedicionario montes-clarense Cabo Santana, recentemente inaugurado na Avenida do Exercito, de acesso ao quartel, podendo ser visto por milhares de veículos que passam diariamente pela estrada. No sábado a noite realizou-se um Jantar que reproduziu aquele levado a efeito no QG da 1a. DIE, em Alessandria, Italia, aos 13 de maio de 1945, com o mesmo cardápio e contando com diversos participantes em trajes civis e militares de época, abrilhantado pela Banda de Musica do 55o BI, que executou peças alusivas.

No sábado uma rica visita cultural foi proporcionada aos participantes do ENVFEB às instalações do Instituto Historico e Geografico de Montes Claros, sediado no Centro Historico em antigo casarão que abriga museu, arquivos e bibilioteca do importante Sodalicio, seguindo-se um percorrido por diversos pontos de interesse pelos locais de referencia do Centro Historico, incluindo a Rua Cabo Santana, onde se situa a casa em que residiu este Heroi da FEB.

Em meio as viaturas expostas no belíssimo Parque Sagarana, na manhan luminosa do domingo, ao som da Banda de Musica do 55 BI e do conjunto pop que animou o evento, nos despedimos já saudosos destes 4 dias fantásticos que deixarão saudades, como um dos melhores encontros já realizados nos últimos anos. O evento de domingo alcançou enorme repercussão, com alentada presença de publico que visitou os stands da BIBLIEX e do 55 BI, e as viaturas em exposição.

Em 2024, se D’us quiser, nos veremos outra vez, em Curitiba. A todos que contribuíram para o grande sucesso do Encontro, nas pessoas do Prof Julio Cesar Guedes Antunes, pelo lado civil, e do Exmo Sr Gen Div Paulo Alipio Branco VALENÇA, pelo lado militar, a saudação e agradecimentos da Associação Nacional dos Veteranos da FEB – ANVFEB - Casa da FEB do Rio de Janeiro

Prof. Israel Blajberg

1º vice-presidente da ANVFEB - Direção Central

Assessoria de Comunicação Social – Casa da FEB

WhatsApp 21-9-9483-8045



Encontro Vets FEB Mtes Claros jul23
.pdf
Download PDF • 260KB





44 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page