top of page
Buscar
  • Foto do escritorcasadafeb

Nota de Falecimento: Dr. Miguel Grinspan, Veterano do Batalhão do Imperador

Faleceu hoje, 09 de novembro de 2017, de madrugada, na Casa de Saúde Santa Lúcia, em Botafogo, onde esteve internado por alguns dias, o estimado Dr. MIGUEL GRINSPAN, perto de completar 93 anos. Nascido em 31/12/1924 em Santa Maria da Boca do Monte-RS, deixa esposa, filhos e netos, e muitos amigos.

Diplomado em Direito, Membro da Bnei Brith, foi Conselheiro da FIERJ em diversas gestões, juntamente com sua esposa Da. Suzana Grinspan, ambos sempre entre os mais votados. Atualmente era Vice-Presidente do Memorial Judaico de Vassouras, e o mais antigo Veterano do Batalhão de Guardas, tradicional unidade de elite sediada na Av. Pedro II em São Cristóvão, o Batalhão do Imperador.

Miguel foi incorporado à Unidade para prestar o Serviço Militar em 1946. Integrou o contingente do BG que representou o Brasil em Londres na primeira Parada da Vitória dos Aliados da II Guerra Mundial, em 8 de maio de 1946.

Comemorando a vitória dos Aliados, o Brasil enviou uma representação simbólica, com 8 representantes do Exército, 8 da Marinha e 8 da Aeronáutica desfilando junto com todas as outras nações aliadas diante de reis, presidentes e altos chefes militares.

Miguel comparecia amiúde ao quartel onde serviu, por ocasião de solenidades, especialmente da entrega do braçal, quando da incorporação dos novos soldados, sob a emoção das madrinhas e padrinhos, uma cerimônia que Miguel Grinspan vivenciou há mais de 7 décadas. Aquartelamento que no passado abrigou os Dragões da Independência, e mais recentemente o CPOR, e de onde ele, então um jovem soldado, partiu para aquela fantástica experiência no Velho Mundo, ainda do quartel em frente que hoje sedia a Guarda Municipal.


Miguel foi biografado nos livros SOLDADOS QUE VIERAM DE LONGE e ESTRELA de DAVID NO CRUZEIRO DO SUL, e através de decreto assinado pelo Presidente da República, foi admitido na Ordem do Mérito da Defesa, no grau de Oficial, tendo recebido entre outras a Medalha Mérito Granadeiro, concedida pelo Comandante do Batalhão de Guardas, e a Medalha Jubileu de Ouro da Vitoria, do Conselho Nacional das Associações de Ex-Combatentes do Brasil, pela sua dedicação ao longo de tantos anos.


Miguel Grinspan deixará saudades eternas, de sua família a quem tanto amava, e de sua extensa legião de amigos e admiradores.


Que a sua alma se incorpore a Corrente da Vida Eterna.


O sepultamento será às 14h de hoje, quinta-feira 09 de novembro de 2017, no Cemitério Comunal Israelita do Caju, à Rua Monsenhor Manoel Gomes, 311. Pede-se não enviar flores.

Prof. Israel Blajberg

Assessoria de Comunicação Social - Casa da FEB

Nas fotos:


- Desfile da Vitória em Londres, 08 de maio de 1946. Miguel é o segundo militar da esquerda para a direita.


- Uma das últimas fotos de Miguel no Desfile da Independência – Av. Presidente Vargas, em 7 setembro 2017, onde aparece (sentado no jipe) junto com dois Granadeiros do BG, que se impressionaram ao conhecer um antigo soldado que envergou o mesmo uniforme há mais de 70 anos.




51 visualizações0 comentário
bottom of page