top of page
Buscar
  • Foto do escritorcasadafeb

Intercâmbio: visita do Vice-Presidente do Comitê de Veteranos de Guerras da Federação da Rússia

Em continuidade ao intercambio com a Associação Nacional de Veteranos da FEB, que enviou uma comitiva a Moscou em nov/2017, o veterano Russo Cel Av Vladimir Bednov, Vice-presidente da União Internacional de Organizações Públicas “Comitê de Veteranos de Guerras”, participou das comemorações do Dia da Vitória e da Marcha do Regimento Imortal no Rio de Janeiro, na semana de 7 a 11 de maio de 2018.

O Cel Bednov participou durante a semana de um programa de atividades culturais, com visitas a museus, seminário, e almoços de confraternização, tendo expressado intenção de manter contatos futuros na área histórica e cultural, com museus e instituições brasileiras.


O programa foi acompanhado pelo Presidente da Casa da FEB, Dr Breno Amorim, Vice-Presidentes Israel Blajberg e Daniel Mata Roque, Diretora Vandira Pinheiro, Veterano Melchisedech Afonso de Carvalho e Sra Carmen Gloria de Carvalho, Veteranos Israel Rosenthal e Carlos Henrique Bessa, e Ten Cel Andre Luiz de Souza Dias, das Relações Públicas do CML.


O visitante ficou hospedado no HTM-RIO, na Lagoa, por especial gentileza do 1º. Distrito Naval, sendo os deslocamentos e e logística geral da comitiva proporcionada por especial deferência do Comando Militar do Leste, com o valioso apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exercito e do Consulado Geral da Federação da Russia no Rio de Janeiro.


Na segunda 07 maio  o visitante foi recepcionado na ANVFEB, com Apresentações, Recepção por Veteranos, diretores e conselheiros, visita ao Museu e as instalações da ANVFEB; recebimento dos itens para a vitrine e entrega de pins, broches (símbolos da FEB) aos membros da comitiva;


Na terça 08 maio ocorreu a solenidade do Dia da Vitória no Monumento, com a comitiva sendo formada pelo Cel Bednov, Embaixador da Federação da Russia Serguei Akopov, Consul-Geral no Rio Vladimir Tokmakov, Adidos Militares  Alexander Alexeiev e Andrei Mallarov, Chefe do Protocolo Artem Fomin e assessora Margarita Kasarian.


Seguiu-se um Almoço no Clube Naval, com a presença dos integrantes da Comitiva Russa, do Presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha – RIO, Dr Jose Antonio de Souza Batista, do Grupo Histórico Duque de Caxias, e demais convidados.


Após o almoço, a Comitiva foi recepcionada no Museu Histórico do Exercito e Forte Copacabana, onde o Diretor do Museu e Comandante do Forte, Cel Julio, proporcionou uma apreciada visita cultural.


Na quarta 9 de maio ocorreu uma Solenidade no no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra, no Parque do Flamengo. A comitiva foi recebida pelo Diretor Cel Robson Peroni. Foram executados os hinos Nacionais do Brasil e da Rússia, Aposição de coroas de flores, homenagem no Tumulo do Soldado Desconhecido acompanhada pelos soldados da Guarda de Honra, e pronunciamentos das autoridades, com a presença do General Ryuzo Ikeda, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exercito.


Seguiu-se a Solenidade na Câmara Municipal, comemorando o Dia da Vitória, com pronunciamentos do Vereador Leonel Brizola Neto, Sergey Akopov, Embaixador da Federação da Rússia no Brasil, Breno Amorim, Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB), Cel Vladimir Bednov, Vice-Presidente da União Internacional de Organizações Públicas “Comitê de Veteranos de Guerras”, João Claudio Platenik Pitillo, Professor da UERJ, Especialista na Grande Guerra Patriótica, e o representante do Prefeito Marcelo Crivella,  Embaixador Antonio Fernando Cruz de Mello, Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura.


Os oradores enfatizaram que Brasil e Russia lutaram contra o mesmo inimigo nazifascista, e se pronunciaram pela importância da recordação da memoria das tragedias da guerra e do Holocausto, pela paz e liberdade entre as nações.


Após a solenidade, realizou-se a “Marcha do Regimento Imortal” até a ANVFEB,com fotografias do grupo na escadaria do Palácio Pedro Ernesto; caminhada do grupamento até a ANVFEB com retratos dos antigos combatentes e coquetel na Casa da FEB. Tradição recente na Russia, a marcha do Regimento Imortal foi portanto realizada pela primeira vez no Rio, neste 9 de maio de 2018, Dia da Vitoria. Os participantes, portando retratos de seus entes queridos, caminharam da Câmara dos Vereadores até a Casa da FEB. 


Participaram da Marcha filhos e netos de russos e brasileiros, o veterano Melchisedech Afonso de Carvalho, o partizan Nathan Kimelblat, o sobrevivente do cerco de Leningrado, Eduardo Ichikawa, e os sobreviventes do Holocausto Roberto Tredler, Madeleine Mansur, Roland Fischberg, e a Profa Sofia Debora Levy, representando a FIERJ. Após a marcha foi realizado coquetel de confraternização na Casa da FEB, com a presença da Comitiva, e do General Ryuzo Ikeda, Diretor da DPHCEX.


Na Quinta 10 de maio foi realizado o Seminário 75 Anos de Stalingrado, no IFCS / UFRJ - Largo de São Francisco, sob a coordenação do Prof. Alexander Zhebit, do Instituto de Historia da UFRJ, com Palestra do VP Israel Blajberg sobre a luta comum de brasileiros e russos na 2ª. Guerra Mundial, para um Público de alunos de história, Relações Internacionais, militares e membros do meio acadêmico. Compareceu o Consul Igor Golubev e o Veterano Melchisedec Afonso de Carvalho e Sra.


Na Sexta 11 de maio foi realizada uma Visita ao Museu Militar Conde de Linhares em São Cristóvão. A visita foi acompanhada pelo Vice-Consul da Federação da Russia no Rio, Serguey Mokrozub e pela Major Lia Raquel, Professora do Idioma Russo do CIDEX.  Os visitantes percorreram o museu com o Diretor Cel Brum, Vice Diretor TC Garruth, Museologa Socorro, e equipe do MMCL.


À tarde, realizou-se a Solenidade de Encerramento da visita na Casa da FEB, com homenagem a Comitiva da Federação da Rússia, na presença de Veteranos, dirigentes e associados; entrega da placa de homenagem a Comitiva; entrega de presentes e inauguração da Vitrine do Exército da ex-URSS; despedidas e coquetel.


Ao longo da semana foram proporcionados ao visitante e membros da comitiva visitas a pontos turísticos, como Pão de Açúcar e Corcovado, e almoços de confraternização em restaurantes típicos, como Assador, Confeitaria Manon, Adegão Português.

Prof. Israel Blajberg

Assessoria de Comunicação Social - Casa da FEB




82 visualizações0 comentário
bottom of page