top of page
Buscar
  • Foto do escritorcasadafeb

Filmes selecionados para o Festival Militum 2023


Confira a lista completa dos 15 filmes selecionados

para a V edição do Festival Militum.




O Festival acontecerá no Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB) e no Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx), no Rio de Janeiro-RJ, entre os dias 26 e 28 de setembro.


A programação detalhada será divulgada em breve.



Em sua quinta edição, no ano de 2023, o MILITUM - Festival de Cinema de História Militar recebeu a inscrição de 24 filmes, sendo 17 documentários, 06 ficções e 01 animação, provenientes de 08 estados do Brasil (DF, MG, PE, PR, RJ, RS, SC e SP), abrangendo quatro regiões nacionais, e mais uma parceria internacional com a Suécia, totalizando mais de oito horas de material audiovisual.

Os filmes, produzidos entre 2002 e 2023, trouxeram como tema a Segunda Guerra Mundial e a Força Expedicionária Brasileira na Itália, além de memórias de seus veteranos, a história da Aviação Naval na Marinha do Brasil, a história da Esquadrilha da Fumaça, narrativas regionais sobre a Revolução de 1932, a recepção dos caças Gripen pela Força Aérea Brasileira, o processo de formação de oficiais no Exército Brasileiro, a especialização do combatente terrestre no ambiente da caatinga, a participação de militares do Brasil em Missões de Paz da ONU, a atuação diplomática do Navio Veleiro Cisne Branco e os fortes e fortalezas históricos que atuaram na defesa da Baía de Santos-SP.

​​

De todo esse valioso material, a Comissão Organizadora selecionou 15 obras para serem exibidas ao público durante os três dias do Festival, concorrendo às premiações concedidas pelo Júri Popular e pelo Júri Oficial, que entregarão aos melhores filmes das diversas categorias o troféu Apollo.

O Festival Militum foi idealizado e é dirigido pelo cineasta Daniel Mata Roque. O evento é organizado pela Pátria Filmes, em parceria com o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), o Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (CEPHiMEx/DPHCEx), a Academia de História Militar Terrestre do Brasil - Seção Rio de Janeiro (AHIMTB-RIO), a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - Direção Central (ANVFEB) e a Sociedade Amigos da Marinha - Rio de Janeiro (SOAMAR-RIO). Tem ainda o apoio do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ), do Portal FEB e do CH Grupo.

19 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page