Doação de acervo do Veterano Gen Murilo Gomes Ferreira
- casadafeb

- 13 de dez. de 2025
- 2 min de leitura


Receber uma doação é sempre uma rotina interessante, mas dessa vez um amigo nos trouxe um material único, do Gen Murilo Gomes Ferreira, primo da sua mae, que estava sob a guarda da sobrinha. Nota-se que o mesmo era muito metodico e organizado. Raras vezes recebemos um acervo tao bem acondicionado, um verdadeiro tesouro, material relevante e bem preservado e descrito, coisa rara, quase nunca as fotos tem informação no verso. Acervo interessante, documentos e mapas originais da época, muito rico. As fotos aéreas de 1944 sao magnificas, ordens de combate, listas de prisioneiros alemães e tantos outros documentos originais, datilografados ou escritos a mao, chega a ser emocionante 80 anos depois contemplar essas peças únicas e pensar quanto custou em sangue brasileiro, subir aquelas elevações sob fogo inimigo, cujos nomes o Ten Murilo cuidadosamente anotou com sua própria letra cuidadosamente desenhada. Na década de 60 já coronel assessorou o Marechal Castello Branco, certamente devido a sua atuação na FEB, como demonstram as muitas imagens no Palácio do Planalto, em sua companhia e de figuras como o FEBiano Gen Meira Mattos e o futuro Pres Geisel, ainda na Ativa.
Verifiquei com muita emoção que o ilustre Gen Murilo foi meu colega de Colégio Arte e Instrução, de Cascadura, onde me formei em 1963 e ele em 1937. Na tradicional foto de formatura identifico muitos antigos professores, varios cujos nomes foram dados a ruas em Jacarepaguá e arredores, a começar pelo próprio endereco da escola, Av Ernani Cardoso, diretor e fundador. Colégio bem próximo ao antigo quartel do Grupo de Montanha de Campinho, depois R Rec Mec, hj o 15º Regimento - Gen Pitaluga da Vila Militar, onde funcionava um TG a noite, no qual estudaram e serviram personalidades da FEB como os Veteranos Dalvaro, Cel Vannutelli, Ten Galper, Boris Schnaiderman e vários outros. A Casa da FEB agradece o empenho do caro Engenheiro Luiz Alberto, o famoso Dom Beto nosso confrade da AHIMTB e antigo aluno do CPOR/RJ, genealogista e antigo engenheiro da VARIG, cuja colaboração inestimável permitiu que esse acervo fantastico viesse a lume, passando a ficar disponivel para os estudiosos, após tratamento e classificação. Pode ser até objeto de uma expo temporaria, pela riqueza do material.
O então Maj Murilo era da turma de 1955 da ECEME, comandada pelo Gen Bda Castello Branco, com nomes conhecidos de FEBianos e futuros Generais, como Maj Inf Ernani Ayrosa, Maj Art Germano Seidl Vidal, Maj Eng Helio Ibiapina, Maj Art Helio Mendes, Maj Art Italo Conti, Maj Art Jarbas Passarinho, Maj Art Sá Martins, Maj Art José Pinto de Araujo Rabelo, TC Art Junot Guimaraes, Maj Inf Mario O’Reilly, Maj Cav Ramos de Alencar, Maj Eng Brum Negreiros, Maj Cav Ramos de Catro, entre outros. Na Turma de 1937 do Colégio Arte e Instrução, conviveu com Adolpho Tendler, Esther Perelberg, Aser Resnik e Tuba Tiomno, entre outros.
Prof. Israel Blajberg
Presidente da ANVFEB - DC
13 dez 2025
FOTOS DO ACERVO DOADO:




Comentários