top of page
Buscar
  • Foto do escritorcasadafeb

74 anos da Tomada de Monte Castello comemorados na Casa da FEB

Apenas 2 dos mais de 25 mil homens e 70 enfermeiras que estiveram na Itália puderam se fazer presentes, o Presidente de Honra do Conselho Deliberativo, Ten Dr Israel Rosenthal, 98 anos, e o Ten Méd Dr Carlos Bessa, bem como o Veterano da Marinha do Brasil Melchisedech Afonso de Carvalho. Tivemos também a honra da presença do Veterano PL Ignacy Felczak Presidente da Diretoria Nacional da SPK.

Inúmeros sócios, diretores, conselheiros, amigos da Casa da FEB, professores e estudantes de Historia, reencenadores, lotaram totalmente o auditorio, entre os quais o Gen Marcio Tadeu Betega Bergo, Chefe do CEPHIMEX, Alte Méd Dr Roberto Becman, Cel Méd FAB Dr Max Feldman, Cel Art Carlos Mario, representando o Cmt da 1ª. DE Gen Barros, Sr Artem Fomin, Chefe do Protocolo do Consulado da Federação Russa no Rio, CLC Di Renna, CLC Francisco Gondar, Cel Franz Rommel, novo Diretor do MNM2GM, Prof Edson Schettini, representante da ADESG, Cel Claudio Skora Rosty do CEPHIMEX, estagiario Adrien Nery (França/MMF), Ten Lais, Representante do Gen Div Riyuzo Ikeda, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exercito, Asp Carolina, representante do Cmt do 1º. BPE, TC Maltez, DR. Walter Labanca Arantes – Presidente da Associação da Ordem Nacional do Mérito da França no Brasil, Prof. Alexander Zhebit, da UFRJ e Instituto Cultural Brasil Russia Mihail Lermontov, Sr Germano Vidal, filho do saudoso Cel Germano Seidl Vidal, integrante do Grupo de Obuses 155 da FEB, Eng Fernando Travassos, sobrinho-neto do saudoso Marechal Mario Travassos, Cmt do Centro de Recompletamento de Pessoal da FEB, e muitos outros convidados que nos deram o privilegio da sua presença.

Após o toque de presença de ex-combatente e o Hino Nacional Brasileiro, o Presidente Dr Breno Amorim apresentou os veteranos presentes, que recordaram os eventos de que participaram na 2ª. GM. A Diretora de Cultura da FIERJ Profa Dra Sofia Debora Levy enviou uma nota cumprimentando a ANVFEB pelo ensejo de homenagear os 74 anos da conquista de Monte Castelo, heroico feito de nossas tropas no combate ao fascismo.

Foi também apresentada a novel Associação dos Amigos do Museu da Casa da FEB. A sua finalidade é arrecadar recursos para a ANVFEB que pelo seu estatuto não consegue receber verbas federais, estaduais e municipais. Além desta possibilidade a Associação dos Amigos do Museu da Casa da FEB (a partir de agora denominada AMAFEB) pode também receber doações de pessoas físicas e jurídicas abatendo do imposto de renda. Os dois primeiros anos foram para registrar a AMAFEB e para conseguir seu CNPJ. A AMAFEB também servirá de apoio às nossas regionais no tocante ao recebimento de verbas e doações. A nova diretoria está assim constituída: Presidente Vandira, Vice-presidente Nelson, secretário Alex, Conselho fiscal: Marcos Vinicius, Alberto Gomes e Daniel Mata Roque, tesoureiro Cel Herbert Seixas Duarte.

Texto: Prof. Israel Blajberg – ASCOM/CFEB

Imagens: Daniel Mata Roque




76 visualizações0 comentário
bottom of page