Buscar
  • casadafeb

MUITA EMOÇÃO NA ESCOLA ITÁLIA, EM ROCHA MIRANDA - ​COMEMORAÇÃO DA LIBERTAÇÃO DA ITÁLIA​

Os 1500 alunos da escola municipal, de 7 a 15 anos, chegaram para mais um dia de aulas, mas este seria diferente. À porta, viaturas militares da 2ª. Guerra Mundial, fardas de época, logo as estrofes do Hino da Itália sobem aos céus, enquanto as bandeiras tricolor e verde-e-amarela se elevam suavemente. O coro veste a farda da FEB, os meninos, e coloridas saias e blusas de camponesas italianas, as meninas.


Na manhã luminosa de abril, o Hino Nacional Italiano cantado pelos alunos da Escola Municipal Itália, na Av. dos Italianos, Rocha Miranda - RIO, impressionou os presentes. Circula pela internet um vídeo de crianças italianas cantando a Canção do Expedicionário.  Pois aqui os alunos Escola Itália também cantaram!


A Comemoração da Libertação da Itália contou com a presença do Cônsul Giuseppe Sergio Fiocco, do Diretor da Escola Prof. Amaury Almeida, da Diretora Adjunta Prof. Valeria Figueira, do Presidente da ANVFEB Dr. Breno Amorim, Ten-Cel André Batista, comandante do 9º. BPM, Maj. Sergio Stoll, Sub-Cmt, Vereador Jair da Mendes Gomes, Mariano, do Grupo Histórico Duque de Caxias, Maj. PM Edson, veteranos do BG, Prof. Fernando Mauro, Prof. Mauricio e seu filho Joao, do Lions Club de Rocha Miranda, e muitos outros re-encenadores e estudiosos da FEB. 


Ao final houve um desfile de viaturas históricas pelo bairro, até a Praça 8 de Maio, em frente à estação de Rocha Miranda, onde há um monumento alusivo ao Dia da Vitória, e um obelisco comemorativo das batalhas vencidas pela FEB, instalado na gestão do Prefeito Cesar Maia, com apoio do saudoso pracinha veterano Anonino de São Paulo Filho, morador de Rocha Miranda, onde possuía uma farmácia, tendo organizado diversas comemorações com apoio do Rotary.


As falas se sucedem, o Presidente da Casa da FEB Dr. Breno Amorim entrega a Medalha do Mérito FEBiano ao Diretor da Escola. A cerimônia se revela tão singela quanto tocante. É tempo de retornar as aulas.  Ao comando do Diretor, os alunos entram em forma com muita coordenação e disciplina.

O Veterano São Paulo partiu, em idade avançada, mas hoje o Grupo Histórico Duque de Caxias renova as atividades cívicas em Rocha Miranda, bem ao lado do Parque Madureira. Há planos para um museu e outras atividades.


O coro escolar entoa a Canção do Expedicionário. O tempo passou rápido, é hora de retornar. Os visitantes se despedem do Diretor e Professoras com cumprimentos pela festa maravilhosa.

Prof. Israel Blajberg

Assessoria de Comunicação Social - Casa da FEB




51 visualizações

Conspira contra sua própria grandeza o povo que não cultiva seus feitos heroicos

Comunicação Social e Conteúdo - Prof. Israel Blajberg

Desenvolvimento e Administração - Daniel Mata Roque