Conspira contra sua própria grandeza o povo que não cultiva seus feitos heroicos

Comunicação Social e Conteúdo - Prof. Israel Blajberg

Desenvolvimento e Administração - Daniel Mata Roque

Buscar
  • casadafeb

75 Anos do Desembarque da Força Expedicionária Brasileira na Itália

Os 75 Anos do desembarque da Força Expedicionária Brasileira na Itália foram comemorados na Casa da FEB. Em 16 de julho 1944 aportaram em Nápoles os primeiros 5 mil soldados da FEB, que o Brasil enviou para ajudar a derrotar o nazifascismo na 2ª Guerra Mundial. Foram também comemorados os 56 anos de Fundação da ANVFEB (16-7-1963) e os 43 anos da inauguração do prédio da Casa da FEB (16-7-1976), com a presença do Presidente Ernesto Geisel, quando centenas de veteranos formaram ao longo da Rua das Marrecas.


Os Comandantes das 3 Forças Singulares foram representados pelo Vice-Almirante José Carlos Mathias, Diretor da DPHDM, General de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, Vice-Chefe do DECEX, Brigadeiro do Ar Mauricio Ferreira Hupalo, do DECEA. O Sr. José Gomes Filho, Assessor da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, representou o Governador Wilson Witzel, e o Sr. Justino Carvalho, Assessor Especial, representou o Prefeito Marcelo Bezerra Crivella.


Dois ex-combatentes prestigiaram a solenidade, Tenente Israel Rosenthal (FEB) e Tenente Melchisedech Afonso de Carvalho (MB), bem como diversas autoridades civis e militares, entre as quais o General de Divisão Carlos Alberto Mansur, Diretor da DPHCEX, General de Divisão Eduardo José Barbosa, Presidente do Clube Militar, General de Brigada Marcio Tadeu Bettega Bergo, Chefe do CEPHiMEx e Presidente do IGHMB, Coronel Franz Rommel França do Nascimento, Diretor do MNM2GM, Sr. Vladimir Tokmakov, Cônsul Geral da Federação da Russia no Rio de Janeiro, Sr. Bryan Chamberlain, Cônsul da Área Politica do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Sr. Marcelo Rotenberg, Presidente do Instituto Memorial do Holocausto da Cidade do Rio de Janeiro, Capitão de Fragata Figueiredo, representando o Vice-Almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, Comandante em Chefe da Esquadra, Tenente-Coronel (BM) João Baptista Mascarenhas de Moraes Neto, bisneto do eterno Comandante da FEB Marechal Mascarenhas de Moraes, Major Ricardo Marques Silva, representando o Major-Brigadeiro do Ar Leônidas de Araújo Medeiros Júnior, Subcomandante da ESG, e o Capitão Araújo e Equipe da Seção de Audiovisual da EsIE, que realizou a cobertura cine-fotográfica do evento.


O público lotou o auditório da Casa da FEB, entre membros de associações de veteranos de todas as forças e de todas as épocas, associações históricas e culturais, professores, estudantes, historiadores, diretores, conselheiros, sócios e amigos da Casa da FEB.


Após o toque de presença de ex-combatente e o Hino Nacional Brasileiro, o Presidente da ANVFEB Dr. Breno Amorim discorreu sobre a data, seguindo-se a cerimônia de aposição da Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes aos agraciados. Em homenagem ao Clube Militar, o Presidente da ANVFEB entregou a Medalha do Mérito Febiano ao Presidente do Clube, General de Divisão Eduardo José Barbosa. A Medalha Na Luta Contra o Nazi-Fascismo Estivemos Juntos, emitida em Moscou aos 8 de maio de 2019 em comemoração à Assinatura do Protocolo de Intenções entre as Organizações de Veteranos do Brasil e da Rússia, foi entregue pelo Cônsul Geral da Federação da Rússia no Rio de Janeiro, Sr. Wladimir Tokmakov, a diversas personalidades.


Agraciados


Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Sra. CELINA MARIA DUARTE STEIN

Tenente HELIO RICARDO NOGUEIRA DOS SANTOS


Medalha Na Luta Contra o Nazi-Fascismo Estivemos Juntos

Governador WILSON JOSÉ WITZEL (Representado)

Prefeito MARCELO BEZERRA CRIVELLA (Representado)

General de Divisão CARLOS ALBERTO MANSUR

General de Brigada MÁRCIO TADEU BETTEGA BERGO

Coronel FRANZ ROMMEL FRANÇA DO NASCIMENTO

Coronel CARLOS ROBERTO CARVALHO DARÓZ

Dr. BRENO AMORIM

Prof. JOÃO CLAUDIO PLATENIK PITILLO


Como é tradição, foram cantadas as duas primeiras estrofes e o refrão da “Canção do Expedicionário”, seguindo-se o Minuto de Silêncio homenageando os Veteranos da FEB  falecidos. Um coquetel no Salão de Eventos do 2º andar reuniu os presentes em confraternização, com o PARABÉNS e o corte do bolo de aniversário da ANVFEB finalizando a cerimônia.



Texto: Prof. Israel Blajberg

Fotos: Daniel Mata Roque

ASCOM / CFEB




45 visualizações